A Tecnologia F.S BioActive tem como base a combinação perfeita de fitorreguladores vegetais para a promoção da bioestimulação ideal das plantas. A partir da combinação de ácido fúlvico isolado extraído de turfa pelo método exclusivo da DNAGRO, juntamente com aminoácidos livres da forma alfa-L, percursores hormonais e nutrientes, a FS BioActive leva ao agricultor ganhos na sua produtividade e maior confiança de altas produções mesmo em situações adversas.
As substâncias húmicas são estruturas supramoleculares formadas em sua maioria por carbono, oxigênio e hidrogênio, possuindo em sua composição menores quantidades de nitrogênio e fósforo em relação aos elementos anteriores. Sua obtenção provém da extração de um material orgânico originado da decomposição de restos vegetais, animais e microbianos através de milhares de anos, como, por exemplo, a turfa.
Através da extração realizada na turfa, o fracionamento da
matéria orgânica é feito em três principais compostos:
Com o maior peso molecular entre as estruturas supramoleculares fracionadas, tem coloração do cinza ao preto, sem funcionalidade agrícola e insolúvel em qualquer pH.
Estrutura supramolecular com alta massa molecular, de coloração marrom escuro, apresenta seus maiores efeitos quando aplicado no solo, solúveis principalmente em pHs alcalinos.
De menor massa em relação aos ácidos húmicos, possui coloração clara e transparente, altamente bioativo nas folhas e por isso seu melhor posicionamento na aplicação foliar. Solúvel em qualquer pH.
Os efeitos das substâncias húmicas são principalmente relacionadas a síntese de fitohormônios, sendo eles a auxina, a citocinina e a giberelina.
Além de diversos fatores fisiológicos são influenciados pelas substâncias húmicas como a síntese de clorofila, elevação no aproveitamento do carbono atmosférico pela maior eficiência de carboxilação nos ciclos primários e maior produção de energia pelos efeitos nos aminoácidos envolvidos no ciclo do ácido cítrico.
Os aminoácidos são essenciais para que as plantas completem o seu ciclo. Grande parte dos efeitos metabólitos realizados na planta possuem efeitos de aminoácidos específicos, que quando aplicados da forma, época e quantidade correta, trazem benefícios aos cultivos agrícolas.
Dos isômeros de aminoácidos utilizados, a DNAGRO trabalha com os de posição alfa-L, estes diferente do seu isômero de posição alfa-D, realizam a síntese de diversos composto de crescimento, pegamento de flores, resistência de estresses hídricos e salinos, complexação de elementos, e produção de proteínas, entre elas os fitohormônios.
Além disso, a utilização de aminoácidos nas aplicações agrícolas combate efeitos oxidantes ocasionado pela aplicação de agroquímicos, como por exemplo o “yellow flashing” causado na soja com a aplicação da molécula do glifosato.
Os aminoácidos utilizados na tecnologia FS BioActive formam um blend de alta pureza e são estrategicamente adequados para cada cultura e efeito fisiológico de bioestimulação necessário no momento da aplicação.
A utilização de nutrientes aplicados na pulverização foliar possuem dois caminhos distintos, normalmente utilizados para fertilização e correção da falta de nutrientes no solo. Contudo, a segunda via, que é a utilizada pelos produtos compostos da FS BioActive é que os nutrientes sejam aplicados em doses corretas para agregar a bioestimulação realizada, facilitando pela sua necessidade nas catalizações enzimáticas e componente chaves para produção de aminoácidos específicos para o crescimento vegetal.